O batismo é uma forma de mostrar que você crê que Jesus morreu e ressuscitou (36Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?"37Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".38Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou." rel="nofollow" data-original-title="Atos dos Apóstolos 8:36-38" style="box-sizing: border-box; background-color: transparent; color: rgb(17, 90, 233); text-decoration-line: none; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; vertical-align: baseline;">Atos dos Apóstolos 8:36-38). Quando você desce na água, representa o sepultamento de Jesus; a subida representa a ressurreição. O batismo também significa que você crê que, por causa de Jesus:
Assim, o batismo nas águas é uma forma de mostrar que você crê na verdade da Bíblia (3Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?4Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.5Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição." rel="nofollow" data-original-title="Romanos 6:3-5" style="font-family: "PT Serif", serif; font-size: 17px; box-sizing: border-box; background-color: transparent; color: rgb(17, 90, 233); text-decoration-line: none; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; vertical-align: baseline;">Romanos 6:3-5).TEXTO BÍBLICO - "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém", Mt 28.19-20.
Batismo forma, com a Ceia do Senhor, as duas Ordenanças, que o Senhor preestabeleceu à Igreja. Ele indica a iniciação do crente nas fileiras cristãs. Ele é símbolo de sepultamento, da morte do velho homem e também do renascimento do novo ser em Cristo - da semente humana, para a semente espiritual: - "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" e "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos", Rm 6.4 eCl 2.12.
E sobre a semente plantada pelo renascimento do Espírito no homem, para britar no homem a Vida de Cristo, está escrito, que a semente é a Palavra, conforme Lucas 8.11 e como Paulo esclarece:
"Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu", 1Co 15.42-47.